Guaratuba

Praia do Brejatuba (Praia Brava)

Guaratuba é um município do estado do Paraná. Sua população estimada em 2010 (pelo IBGE) é de 32.088 habitantes. Suas principais atividades econômicas são a pesca, a agricultura e o turismo.
É exato afirmar que Guaratuba não se sustenta sozinha, assim como todo o Litoral. Guaratuba depende amplamente da temporada para "sobreviver" já que o município não conta com um grande comércio. As praias de Guaratuba são belíssimas, vale a pena conhecer Guaratuba também assim como todo o Litoral do estado paranaense
O nome Guaratuba significa "muitos guarás". Esse nome foi concebido pelos nativos que habitavam essa região de mangues na época da invasão do Brasil pelos portugueses. Guará é o nome de uma ave de plumagem vermelha que existia em abundância nesta área e que mesmo protegidos pelas autoridades, as aves desapareceram do litoral paranaense e quase foram extintas. Tuba significa quantidade excessiva na linguagem indígena.

Segundo, algumas fontes secundárias controversas, Guaratuba, é dos mais antigos municípios do Estado, estando entre os dois que foram fundados no regime colonial. Foi a partir do século XVIII que houve uma preocupação maior em ocupar a costa sul do Brasil com vilas e povoados. Nesse sentido,em 4 de setembro de 1765, foi determinada a formação de uma povoação na enseada de Guaratuba. Esta tarefa foi entregue a Afonso Botelho de San Payo e Souza, que para colocá-la em prática requisitou duzentos casais de trabalhadores, que se dispusessem a cultivar a terra descoberta. Os espanhóis rondavam a costa brasileira, e ante a tentativa de ocupação da Ilha de Santa Catarina, houve por bem precaver-se na sua zona meridional. Desta forma decidiu-se pela elevação do povoado à categoria de vila.
Em 29 de abril de 1771, o povoado foi elevado à categoria de vila, com a denominação de Vila de São Luíz de Guaratuba da Marinha. Neste dia aconteceu grandiosa festa, que culminou com a celebração da santa missa pelo pároco Bento Gonçalves Cordeiro, secundado pelo frei João Santana Flores e frei Francisco Borges. Por muitos anos foram os Camaristas que dirigiram os destinos do povo guaratubano, até que por conta da Proclamação da República, um outro regime político passou a vigorar.
Em 20 de outubro de 1838, por força do Decreto Lei Estadual n° 7.573, foi extinto o município de Guaratuba, passando a ser distrito, com território pertencente ao município de Paranaguá. Somente no dia 10 de outubro de 1947, pela Lei n° 02, é que foi restaurada a autonomia municipal, sendo reinstalado no dia 25 de outubro do mesmo ano. Desta nova fase política surgiu o primeiro prefeito de Guaratuba.                    


Praia Central
PRAIAS
Praia das Caieiras: Está entre a ponta do Johnnser e as pedras das Caieiras. É uma praia de boca de barra, localizada próximo ao Ferry-Boat. O acesso pode ser tanto rodoviário quanto hidroviário. A praia é bastante pitoresca devido à Colônia de Pescadores. Local bastante calmo e agradável com aproximadamente 1000 metros de extensão. Uma curiosidade sobre esta praia é a do Vapor São Paulo que encalhou quando fugia da Guerra entre Brasil e Paraguai.

Praia Central: Começa nas pedras das Caieiras e vai até o Morro do Cristo, sua extensão é em formato de uma meia lua, formando a praia dos turcos, dos pescadores e a Praia do Cristo.

Praia do Brejatuba: Praia de mar aberto, com águas bastante agitadas e vegetação natural preservada. Em direção do sul após o Morro do Cristo seguem-se 14 km de praia onde cada balneário recebe uma denominação como: Estoril, Bonança, Eliana, Nereidas, Cidade Balneária, Santa Helena, Coroados e Barra do Saí divisa com Santa Catarina. A praia do Brejatuba se destaca pelos campeonatos de surf que lá são realizados no decorrer do ano, com ondas médias de oito pés.

Prainha: Está localizada na ponta de Caiobá e se estende até a Barra de Guaratuba, antes da travessia da baía. Praia tranqüila própria para descanso e lazer.

      Ao todo são 22 Km de faixa de areia. A baía de Guaratuba é a segunda maior do litoral paranaense, com mais de 48 Km de extensão. Possui 16 rios, sendo que 14 nascem na serra, além de várias ilhas.

Praia Brava

Nenhum comentário:

Postar um comentário