Krishna







A palavra em sânscrito kṛṣṇa é essencialmente um adjetivo que significa "azul-escuro". No ocidente pode ser escrito  Krishna.
 A palavra 'krish' é a característica atrativa da existência divina, e 'na' significa 'prazer espiritual.' Quando o verbo 'krish' é adicionado ao 'na', ele se torna 'krishna', que indica a Suprema Verdade Absoluta.
Krishna também é conhecido por diversos nomes, epítetos e títulos, que refletem suas múltiplas qualidades e atividades em encarnações e expansões de Sua Suprema Pessoa. Entre os mais conhecidos, estão Hari ("Aquele que tira" [pecados e cessa o ciclo de nascimentos e mortes]), Govinda ("Aquele que dá prazer às vacas, à Terra e aos sentidos"), Gopala ("Protetor das vacas" ou, mais precisamente, "Protetor da vida" e Buda que  apareceu na terra principalmente para diminuir a matança de animais.
Krishna é a forma original de Deus, superior a todas as outras expansões divinas, já que todas emanam dele. Krishna é um ser eterno, sem nascimento nem morte, que adota de tempos em tempos manifestações temporárias na terra para poder agraciar seus devotos e aniquilar os demônios.
Krishna é a Suprema Personalidade de Deus, a Verdade Absoluta, a fonte de tudo e a causa de todas as causas. Deus assume muitas formas, mas a forma original é de Krishna. Ele se expande em ilimitadas formas, porém mantém sempre Sua forma original como Krishna, no mundo espiritual. Todas as Suas formas são de eterna bem aventurança e conhecimento, 100% espiritual. Nas escrituras, especialmente o Srimad Bhagavatam, existem explicações detalhadas de Sua morada, Sua aparência, Seus passatempos, Suas expansões, Suas energias, etc. Ele é dotado de seis opulências, todas ao grau infinito: beleza, força, sabedoria, riqueza, fama e renúncia. Ele é conhecedor do passado, presente e futuro, e é infinitamente misericordioso. Ele é o beneficiário de todos os sacrifícios e austeridades, o Senhor Supremo de todos os planetas  e  semideuses, e o benfeitor e bem-querente de todas as entidades vivas. Ele está presente no coração de todos os seres vivos como testemunha, dentro de todos os átomos do universo como o menor dos menores e o maior dos maiores, além de Sua existência como a Suprema Personalidade de Deus, Krishna.
No livro sagrado indiano Bhagavad-Gita, podemos encontrar o conhecimento confidencial transmitido diretamente do Senhor Krishna, acerca da alma e da Verdade Absoluta, onde são evidenciados o desapego e a auto-realização através da prática da Bhakti-Yoga.
Hare Krishna

Nenhum comentário:

Postar um comentário